Tricoterapia: Manta de Retalhos, feito por muitas mãos e subjetividades.

O grupo de mulheres da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas-OASE da Comunidade Martin Luther de Osório, é um setor de trabalho voltado às mulheres na igreja. É através do trabalho voluntário que as mulheres luteranas testemunham sua fé com gestos concretos de amor e solidariedade ao próximo e aos que estão necessitados.

As reuniões da OASE ocorrem todas as quartas-feiras, estes encontros  são recheados de alegria com canções de louvores, reflexões bíblicas e trabalhos manuais são atividades que alimentam o crescimento da fé.

Este setor também fomenta trabalhos voltados em prol da comunidade em que esta inserida, e neste, são realizados trabalhos de todos os tipos e com diversos objetivos. E neste ano, um novo projeto foi lançado, construir mantas que serão destinadas aos moradores do Lar da Gente que esta localizada no bairro Primavera em nosso município. Estas mantas são confeccionadas a partir de quadradinhos de tricô que ao final são reunidos e costurados para montagem e finalização da manta que aquecerá seus usuários.

O propósito deste projeto além de aquecer a quem recebe, também possibilita aquecer aquele que fornece seu tempo para doar em forma concreta o quadradinho de tricô. Neste sentido, o trabalho manual de confecção de tricô beneficia não só o que recebe, mas quem o produz.

Podemos enumerar diversos benefícios neste trabalho, que arrisco em chama-lo de TRICOTERAPIA, pois  a arte de tricotar vai além de momentos de prazer e é muito mais do que um simples passatempo. Os benefícios que esta prática fornece são os mais diversos, além da sensação de bem estar e aumento de autoestima também produz efeito de relaxamento. E não menos importante é um exercício mental que estimula nosso cérebro prevenindo o declínio cognitivo mantendo nosso cérebro ativo, diminuindo a ansiedade e afastando a depressão. As práticas de atividades manuais despertam nosso lado criativo, diminuem os hormônios do estresse, ao realizar os movimentos repetitivos de tricotar ajuda a diminuir a pressão sanguínea, além de estimular coordenação motora das mãos.

A tricoterapia possibilita inúmeros ganhos em termos de saúde biopsicosocial. Neste sentido, podemos pensar em outras simbologias por de trás deste trabalho, a reunião de pessoas em torno de um objetivo comum, também acaba sendo uma fonte de recuperação para pessoas carentes de contato afetivo humano. Na produção e costura dos panos, vai-se dando o tecer de si próprios. Constituindo-se, na verdade, como um modo de apreender a vida e de apreender-se a algo maior que si. Neste momento surge, então, um trabalho de arte, no sentido dado por Foucault, da arte como modo de existência, de invenção de possibilidades de vida, possibilidades essas que não cessam de se recriar.

O espaço grupal também é constituidor de uma atitude de continência e acolhimento. É um espaço impulsionador ao devaneio e à imaginação; ao respeito e valorização das diferenças e, portanto, propício à instauração de um movimento de vida renovada, onde a coragem de desejar se faz presente, instigando uma abertura e disponibilidade ao novo, através da transposição do que somos, vivemos, amamos. Indo mais longe nesta simbologia, ao observar o desenrolar de um carretel de linha que, assim como nossa vida, vai se desenrolando aos poucos, em sequência, num constante movimento propiciador das transformações e do surgimento do novo. E este novo dar-se-á nos mais diversos sentidos e destinos.

Nosso projeto está aberto a todos os que assim desejarem participar, independentemente do sexo ou gênero, nosso propósito é aproximar, unir e integrar de modo criativo o trabalho ao próximo para que sejamos um pouco de “sal para a terra e luz para o mundo”. Se você se identificou com este trabalho e com o propósito e quiser participar, será muito bem-vindo.  

Texto: Gilvana I. Martins Bobsin

Psicóloga Social Comunitária

CRP07/21698

F:51-991054349