A Comunidade Martin Luther, de Osório, realizou, no dia 19 de março, domingo, o culto de dedicação do novo templo. O culto foi oficiado pela Pa. Carla Grossmann e pelo Pastor Sinodal Carlos Eduardo Müller Bock. Diversas autoridades civis e religiosas estiveram presentes. Entre eles, os pastores da Igreja Metodista, Patrícia Coelho Rodrigues e André Bohn de Oliveira, o padre católico Gelci Adelino Peroni e o secretário de Administração Juarez Nunes, que representou o prefeito municipal Roger Caputi. Além destes, estiveram representantes do Sínodo Rio dos Sinos e das igrejas adventista e luterana (IELB). Os pastores da IECLB Paulo Geiger, Ricardo Bootz e a estudante de Teologia Vanessa Hoelscher, que atenderam a comunidade de Osório, também estiveram presentes.
O culto teve início às 10h, quando as chaves do templo foram entregues pela presidente da Martin Luther, Iara Bobsin, ao Pastor Sinodal, que as repassou a pastora Carla para que se fizesse a abertura oficial da igreja. Os confirmandos entraram no templo com os paramentos e a pastora Carla fez uma saudação inicial. Denilson Trespach e Gisele Becker estiveram à frente dos hinos de louvor. O historiador Rodrigo Trespach fez um breve relato da presença luterana no Litoral Norte e em Osório. A prédica do culto foi dirigida pelo Pastor Sinodal Carlos Bock, tendo como base o texto bíblico de Mateus 7.24-27.
No final, a diretoria da comunidade fez os agradecimentos à comissão coordenadora e aos responsáveis pela obra o casal Joel e Dioméry Bobsin. Também foram coletadas as cartas dos membros, que serão depositadas na cápsula do tempo (que deve ser aberta em 2039). Após o culto, membros da comunidade e convidados foram recepcionados no novo salão, anexo à igreja, onde foi servido um galeto. Mais de cem pessoas estiveram presentes no culto e no almoço.
A mudança de sede da Martin Luther começou em 2021, quando a comunidade vendeu a área do templo e do salão comunitário, que ficava na rua Voluntários da Pátria, no Bairro Glória, ao Colégio Adventista, que está ampliando suas instalações. Foi a oportunidade de edificar um novo templo e construir uma nova história. Fundada oficialmente em 12 de setembro de 1976, a comunidade esteve ligada à Paróquia Litoral Nordeste, com sede em Tramandaí, até 2006, quando passou a pertencer à recém-fundada Paróquia da Trindade — composta ainda por Santo Antônio da Patrulha e Caraá. O nome Martin Luther foi escolhido em 1998, em homenagem ao Reformador.
O projeto do novo espaço foi lançado em 2021 pelo escritório de arquitetura e engenharia Bobsin. A construção do templo e do novo salão comunitário aconteceu no ano de 2022, com finalização em 2023, e a sua inauguração e dedicação ocorreram em março deste ano.
Texto: Rodrigo Trespach | Fotos: Sergio Trespach
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.