Sepultamentos

“(…) o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus.” (Rm 6.23b)

Ainda que não faça parte do propósito salvífico de Deus, a morte faz parte da vida como a vivemos na nossa presente condição. Assim, a comunidade que festeja nascimento, batismo, confirmação não pode estar ausente quando a vida chega ao fim. O sepultamento é um ato comunitário. A comunidade toda é desafiada a cuidar dos adoentados e moribundos, enterrar com dignidade os mortos e consolar os enlutados.

Nós luteranos cremos que em nada podemos influenciar a sorte das pessoas falecidas, pois Deus é “soberano em seu juízo e sua graça”. O rito de sepultamento, portanto, procura trazer conforto aos enlutados, apontando para a ressurreição como base da esperança, agradecer pela vida da pessoa falecida e recomendá-la à graça divina.

No primeiro culto após o sepultamento – ou num culto combinado com a família – tem lugar a oração memorial. Nessa oportunidade, a comunidade é mais uma vez envolvida e animada a confortar a acompanhar a família enlutada. No culto o/a celebrante faz a memória do/a falecido/a e novamente traz à lembrança dos enlutadas e da comunidade a promessa de Deus e a esperança que anima os que crêem. Segue-se uma oração que agradece pela dádiva da vida, lembra a todos que confiamos a/o irmã/o à graça de Deus e intercede pelos que sofrem com a perda.

A forma tradicional do sepultamento é o enterro, pois se entende, a partir de Gn 3.19, ser uma forma de devolver à terra o que da terra foi formado. Entremente, vem se tornando uma prática a cremação. Também é uma forma de devolução à terra. Os luteranos entendem que essa prática não contradiz os princípios cristãos.

Por entender que todos estamos sob o juízo e a graça de Deus, os/as pastores/as e o presbitério examinarão os pedidos de sepultamento eclesiástico de suicidas, natimortos, crianças não batizadas e não-membros. Só será negada a realização do sepultamento eclesiásticos em circunstâncias que contrariem ou venham em perejuízo da mensagem cristã.

Fonte: http://www.luteranos.com.br/articles/7926/1/Sepultamentos/1.html