Santa Ceia

A Santa Ceia (Ceia do Senhor ou Eucaristia, como se prefere dizer hoje) é Palavra de Deus “ilustrada”, pois se trata da presença da Palavra de Deus, do verbo de Deus “em e sob” o pão e o vinho. Come-se pão e bebe-se vinho, mas também come-se e bebe-se a Palavra de Deus. Em outras palavras, Deus mesmo vem ao nosso encontro nesta santa “refeição”. É a grande “festa da reconciliação”, pois somos presenteados com uma nova comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs.

A morte de Cristo na cruz abriu-nos a porta para a reconciliação. A morte de Cristo (“isto é o meu corpo e o meu sangue que é dado e derramado por vós”) produziu e produz vida. Pela morte de Cristo vamos à cruz e a vida eterna, por ele conquistada, vem a nós. Lutero diz que essa “troca” é “singular”, isto é, única, sem igual no mundo. Essa troca tem como fundamento a fé. O crer de quem chega à mesa da comunhão, da Eucaristia, é o crer de quem se sabe acolhido. Crer é, então, acolher a acolhida, é aceitar-se aceito (Tillich).

A Palavra de Deus nos arranca da solidão para a comunhão. A Santa Ceia nos arrasta para comunhão, nos amarra à comunidade. Ao chegarmos à presença de Deus nos aproximamos também dos outros. Assim, a graça de Deus que acolhe e aceita sempre nos alcança na e pela comunhão. Na e pela comunhão somos libertados para a autêntica vida em comunidade. Assim, na Ceia do Senhor, comemos, bebemos e somos desafiados a viver a Palavra de Deus na comunidade e também no mundo.

como é celebrada a ceia do senhor?

A celebração da Ceia segue a tradição litúrgica cristã do Culto Eucarístico em que a Liturgia do Sacramento segue após a Liturgia da Palavra. A Ceia é sempre realizada com as duas espécies (pão e vinho) e as pessoas tomam parte em grupos de doze pessoas.

A celebração da Ceia é presidida pelo/a pastor/a. Em circunstâncias especiais, e com o consentimento do Presbitério, qualquer membro da comunidade, batizado, com vivência comunitária e conhecimento dos procedimentos litúrgicos, poderá realizar a Ceia do Senhor. Em geral, na distribuição dominical da Ceia, as/os pastoras/res solicitam a colaboração de um membro da comunidade.

onde celebramos a santa ceia?

Celebração da Ceia supõe comunidade. Aí onde irmãs e irmãos reúnem-se em nome de Deus e desejam celebrar a ceia, ela tem seu lugar. Ordinariamente a celebração da Ceia do Senhor acontece em culto regular, mas, em circunstâncias especiais, também em lares, em hospitais, e em momentos que ensejem a celebração da reconciliação (momentos de alegria da comunidade, de grande sofrimento da comunidade, de crise comunitária, de preparação para tarefas especiais, etc.).

como preparar-se para a ceia do senhor?

Quem deseja participar da Ceia, da mesa da reconciliação, precisa estar disposto a dar e receber perdão e ensaiar uma nova vida, uma nova caminhada. A reconciliação supõe arrependimento, confissão. Isso pode se dar através de uma conversa com o/a pastor/a, mas deve preferentemente ocorrer justamente com a pessoa com a qual temos dificuldade ou desentendimento.

É importante que caminhemos para o altar, para Ceia, com o coração reconciliado. Na celebração da Eucaristia, temos a oportunidade de, baseados em Cristo, externar o nosso anseio e o nosso comprimisso com a paz, harmonia e amor na vida da comunidade através do gesto do “abraço da paz”, uma antiga tradição de saudação cristã (Rm 16.16; 1 Co 16.20; 2 Co 13.121; Ts 5.26; 1 Pe 5.14).

Porém, é essencial que se lembre que a preparação não nos torna mais dignos da participação na Ceia do Senhor. A ceia é sempre oferta graciosa e imerecida. Nunca estamos prontos ou preparados para a oferta misericordiosa da reconciliação presentes na Ceia do Senhor. Assim, torna-se pleno de sentido o seguinte dito: “O sacramento não quer coração saciado. É alimento que pressupõe corações famintos.” (Martinho Lutero)

quem pode participar?

A mesa da comunhão na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) é inclusiva. Uma vez que se sintam preparadas, todas as pessoas são convidadas e a ninguém se impõe qualquer restrição. A Ceia é do Senhor e não propriedade da Igreja ou da comunidade. Nessa santa refeição, Cristo é o anfitrião, é Ele quem serve a mesa e Ele é a comida e a bebida.

A IECLB sempre entendeu que na mesa da comunhão sempre há lugar, pois é mesa hospitaleira. Em certo sentido, a IECLB sempre defendeu e praticou a “hospitalidade eucarística”.

Créditos: http://www.luteranos.com.br/articles/7928/1/Santa-Ceia/1.html