Nota do CONIC sobre a renúncia do Papa Bento XVI

30 anos ConicO Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, CONIC, que reúne as igrejas Católica Romana, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil, Presbiteriana Unida e Sirian Ortodoxa de Antioquia, embora surpreso, expressa seu respeitoso acatamento à decisão de Sua Santidade, o Papa Bento XVI, em relação à sua não permanência  frente ao Ministério Petrino.
Com profundo respeito, temos acompanhado como Bento XVI exerceu responsavelmente seu ministério. Esta responsabilidade pode ser identificada, inclusive, na própria decisão de renúncia.
Na carta em que declara sua decisão, o Papa destaca que o “mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé”, exige vigor tanto do corpo quanto do espírito. Compartilha, em seguida, que este vigor, nos últimos meses, foi diminuindo, de tal modo, que precisou reconhecer a sua incapacidade para administrar bem o ministério que lhe foi confiado.
Pedimos a Deus que abençoe o Papa Bento XVI, nestes últimos dias de Pontificado e que, no futuro, tenha condições de realizar o que ele mesmo afirma ser seu desejo: “servir de todo o coração, com uma vida consagrada à oração, a Santa Igreja de Deus”. Igualmente, pedimos a Deus, que guie e abençoe a Igreja Católica Romana neste momento em que os cardeais devem eleger o novo Papa.
Fonte: http://www.conic.org.br/