Mensagem da 15ª Assembleia Sinodal do Sínodo Rio dos Sinos – 2016

Em tempos de Jogos Olímpicos, quando o Brasil acolhe a elite do esporte mundial, nós, lideranças do Sínodo Rio dos Sinos, nos reunimos para a 15ª Assembleia Sinodal, realizada na Comunidade Evangélica Bom Pastor, em Novo Hamburgo, no dia 20 de agosto de  2016. Enquanto as mídias destacam o valor de cada atleta a partir da quantidade de medalhas obtidas, nós valorizamos a presença de cada pessoa que se dispôs a participar.


A meditação nos levou a refletir sobre a diferença entre valor e preço. Temos a tendência de atribuir valor a algo considerando o seu preço de mercado. Porém, de nada vale um diamante de um milhão de reais se estamos com sede no deserto e não temos um copo de água. Nesse caso, o copo de água seria mais valioso. Como pessoas cristãs, sabemos que o valor de cada pessoa não está em suas posses ou conquistas; é Deus, unicamente, quem atribui valor à sua criação, a saber, um valor imensurável. A salvação, as pessoas, a natureza e também a missão de Deus não estão à venda. Num mundo que insiste em colocar preço em tudo, inclusive nas pessoas, recebemos o chamado para comunicar o amor de Deus indistintamente.

Durante a Assembleia, nos empenhamos pela adequação e revisão do Estatuto do Sínodo. Refletimos sobre o planejamento comunitário como uma atividade integradora e educativa, que permite maior participação e responsabilidade das pessoas envolvidas.

Encerramos a Assembleia valorizando o esforço conjunto na realização das tarefas. Agradecemos, em especial, a hospitalidade da Comunidade que nos recebeu neste dia. “Medalha de ouro” para todos e todas que participaram! Desejamos que o espírito cooperativo que experimentamos na Assembleia se estenda às comunidades do Sínodo, fortalecendo o amor e o cuidado mútuo.