Coral nos 120 anos da Comunidade de Maquiné

Coral cantando

No dia 30 de junho, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Maquiné reuniu-se para celebrar dois momentos importantes de sua história: os 120 anos de presença luterana em Maquiné e os 52 anos de seu templo.

A celebração teve início com um culto, ao qual compareceram membros de diversas comunidades, vizinhas e distantes. O culto foi conduzido pelo pastor Tiago Sacht Jaske, da Paróquia Litoral Norte do Rio Grande do Sul, à qual a Comunidade de Maquiné está integrada. O coral misto da Comunidade de Osório apresentou-se. Ele é integrado por membros das duas igrejas luteranas: IELB e IECLB. Um grupo musical, do qual participam jovens da Comunidade de Capão da Canoa, dirigiu a comunidade nos cantos. A pregação esteve aos cuidados do P. Sin. Edson Edilio Streck.

No decorrer do culto, o historiador Rodrigo Trespach trouxe dados importantes sobre a história da colonização alemã no litoral norte do estado. Destacou que a região foi uma das primeiras no Brasil a receber imigrantes alemães, fato que ocorreu em 1826, dois anos após a chegada dos primeiros imigrantes em São Leopoldo em 1824. O P. Karl Voges, que durante décadas atendeu as comunidades da região, faleceu em 1893. O P. Gustav Geisler o substituiu e começou a atender as cerca de 10 famílias luteranas que viviam na região do Vale do Rio Maquiné. Os primeiros registros de batismo na Comunidade datam de 1893. Os cultos eram realizados em casas de família.

Mais tarde, um templo foi construído na Linha Pelúcio, na propriedade de Jacob Trespach. No período em que o P. Augusto Ernesto Kunert atuava como pastor na região, a comunidade mobilizou-se para a construção de um novo templo, localizado na região central de Maquiné, em terreno doado por Alfredo Laux. Foi inaugurado em 30 de junho de 1951.

Após o culto, houve um almoço de confraternização, realizado no Clube Pinheiros.

Veja mais fotos clicando aqui.

Fonte: www.sinodors.org.br – Fotos: Denilson Trespach